Tuberculose

24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Existe um dia dedicado à Tuberculose?

Sim, o Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD).

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.

No Brasil, a Portaria GM/MS Nº 2181, de 21 de novembro de 2001 transformou esta data no início da Semana Nacional de Mobilização e Combate à Tuberculose que vai até o dia 28 de Março. O dia 17 de Novembro também é referenciado para TB como data de mobilização nacional, estadual e local.

O que é a tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa provocada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis.

Quais são os modos de transmissão da tuberculose?

A transmissão se dá pelo ar, de pessoa para pessoa. Ao tossir, falar ou espirrar a pessoa afetada expele gotículas microscópicas com bactérias da tuberculose para o ar. Estas ficam suspensas durante algum tempo no ar e podem ser inaladas por outras pessoas, acontecendo o contágio.

Quais são os sintomas típicos de uma doença tuberculosa?

Normalmente, a doença começa com poucos sintomas. Entre eles: tosse há 15 dias ou mais (muitas vezes com expectoração de sangue), perda de peso, falta de apetite, cansaço, febre baixa no final de tarde, suores noturnos e dores no peito.

Quem corre o risco de ser contagiado?

O risco de contágio só se verifica em pessoas que tenham um contato muito próximo (várias horas no mesmo espaço) com uma pessoa com Tuberculose pulmonar.

Fui vacinado com BCG, posso adoecer de Tuberculose?

Sim, visto que as vacinas contra a tuberculose (BCG), melhoram a qualidade de resposta do organismo, mas não impedindo que ele adoeça.

Tive contato com uma pessoa com Tuberculose. O que devo fazer?

Fique tranqüilo, busque uma Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para ser orientado e avaliado por um profissional de saúde.

Como se confirma a Tuberculose?

Através do exame de escarro e/ou Raio X de tórax e/ou Prova Tuberculínica.

Tenho Tuberculose pulmonar, posso pôr em risco a saúde de outras pessoas?

Sim. Todos os contatos (pessoas que convivem no mesmo ambiente) devem também buscar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para ser orientado e avaliado por um profissional de saúde.

Como é feito o tratamento para Tuberculose?

O tratamento é feito com medicações específicas antituberculose, em todas as Unidades Básicas de Saúde, por seis meses

A Tuberculose tem cura?

Sim. O importante é buscar o quanto antes o serviço de saúde para ser avaliado por um profissional de saúde.

CONHEÇA MAIS NOSSAS AÇÕES ACESSANDO O LINK
www.capital.ms.gov.br/cartadeservicos/acoes-e-servicos

Fonte
: Ministério da Saúde
Enviado pela Coordenadoria de Atenção Básica SESAU/CG