HISTORICO DO NASF

                       O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma estratégia do Ministério da Saúde, amparada pela Portaria 154, de 24 de janeiro de 2008, e reeditada pela Portaria 2.488, de 21 de outubro de 2011 e 3.124, de 28 de dezembro de 2012. A criação destes Núcleos objetiva a ampliação a capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na Atenção Básica, ocasionando desta forma o aumento da resolubilidade na abrangência da Estratégia de Saúde da Família.
                        Os NASF são equipes multiprofissionais, compostas por diferentes Núcleos de Saber, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família, utilizando a lógica do apoio matricial. Essa integração se dá a partir das necessidades do território, considerando o perfil epidemiológico e as demais especificidades.
                      A primeira Equipe NASF (ENASF), denominada NASF Seminário – Gerador de Tecnologias para desenvolver atividades multiprofissionais, iniciou suas atividades em janeiro de 2010. Com a avaliação positiva das profissões inseridas e a ações realizadas, ampliando a clínica e melhorando a resolubilidade, e de fato cumprindo o que havia sido inicialmente proposto, foram implantada mais ENASF, sendo que atualmente, o município possui 07 Equipes de NASF atuando em 24 UBSF, apoiando 59 Equipes de Saúde da Família e população de aproximadamente 200.000 habitantes, sendo a cobertura de 60,20% das Equipes de Saúde da Família.
                     As ENASF estão organizadas em 04 (quatro) Pólos, conforme quadro abaixo.