Cartão Nacional de Saúde

OBJETIVOS DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE

O Cartão Nacional de Saúde porta o número de identificação unívoca dos usuários das ações e serviços de saúde no território nacional.

O objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a capacidade de identificação individualizada dos usuários. Para tanto, está sendo constituído o Cadastro de Usuários do SUS, baseado no número PIS/Pasep. Cada cidadão terá um cartão identificador que facilitará seu acesso ao Sistema.

A partir do cadastramento e da emissão do cartão, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do Sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde.
 

A Portaria MS/GM Nº 940 de 28 de Abril de 2011 Regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde. Para acessá-la, clique aqui.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAMENTO NO SISTEMA DO Cartão Nacional do Saúde

Os documentos necessários são:

Em caso de mudança de endereço ou telefone, favor informar o mais rápido possível na Central de Atendimento do Cartão SUS, com os documentos em mãos.

 ATUALIZAÇÕES DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE

A política de melhoria continuada na prestação de serviços de informática do DATASUS faz necessária à atualização constante do Portal de Cadastros Nacionais, em especial nesse ano de 2012 em que mudanças de plataforma tecnológica, infraestrutura de TI e paradigmas de arquitetura de informática impactarão significativamente a performance dos sistemas, o que proporcionará a agilidade necessária aos operadores dos sistemas nos atendimentos diários aos cidadãos no SUS.


A partir do dia 08/08/2012 o Layout do Cartão Sus a ser impresso será mudado, conforme a Portaria-MS 940 de 28 de Abril de 2011.

A partir desta data estaremos efetuando a atualização em todas as unidades que já efetuam a impressão e atualização do Cartão Sus.

IMPORTANTE:  A MUDANÇA DE LAYOUT DO CARTAO SUS NÃO INTERFERE EM MUDANÇA DE NUMERAÇÃO E NÃO É NECESSÁRIO QUE O CIDADÃO EFETUE A TROCA DO MESMO. 


 

CLIQUE E SAIBA MAIS

CENTRAL DE ATENDIMENTO DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE